Editorial
I Feel a Change Comin’ On
I Feel a Change Comin’ On
J.C. Wincka,, , A. Moraisb
a Editor-Chefe, Revista Portuguesa de Pneumologia
b Editor-Associado, Revista Portuguesa de Pneumologia

Well I’m looking the world over

Looking far off into the East

And I see my baby coming

She's walking with the village priest

I feel a change coming on

And the last part of the day is already gone

We got so much in common

We strive for the same old ends

And I just can’t wait

Wait for us to become friends

I feel a change coming on

And the fourth part of the day is already gone

Life is for love

And they say that love is blind

If you want to live easy

Baby pack your clothes with mine

I feel a change coming on

And the fourth part of the day is already gone

Bob Dylan 2009

Um dos principais objectivos da actual política editorial da RPP é estimular a publicação de temas candentes e geradores de discussão relacionados com a Pneumologia. Além disso, seria excelente conseguirmos a publicação de uma variedade de tópicos que abrangessem, pelo menos, os assuntos mais relevantes relacionados com as doenças respiratórias.

No ano passado, considerando-se os artigos originais e os comentários, foram publicados cinco artigos relacionados com a DPOC (quatro relativos à função pulmonar), quatro com a infecção (dois com pneumonia bacteriana e dois com tuberculose), três com o consumo tabágico, dois com as Doenças do Interstício Pulmonar (sarcoidose e pneumonite de hipersensibilidade), dois com os distúrbios respiratórios do sono, dois com o estudo funcional respiratório, dois com a reabilitação respiratória, dois com doenças neuromusculares e um com asma, doenças vasculares pulmonares, broncologia, oxigenoterapia ou ventilação não-invasiva.

Apesar de uma diversidade interessante de tópicos, existem algumas áreas que geram um enorme interesse que não foram objeto de uma publicação significativa como é exemplo o cancro do pulmão ou a broncologia, ambos com apenas um artigo publicado. Além disso, embora se tenha verificado um assinalável número de trabalhos relacionados com doenças pulmonares obstrutivas, eles são predominantemente associados com a DPOC, com apenas um artigo a debruçar-se sobre a asma, que é um dos temas com maior número de publicações na literatura internacional.

Quando consideramos os artigos publicados nos últimos cinco anos, verifica-se que os artigos mais citados foram relativos à tuberculose e cancro do pulmão. No entanto, quando medimos os artigos mais acedidos, não conseguimos definir qualquer predomínio em relação aos temas publicados.

A pesquisa clínica em todos os campos referentes à patologia respiratória deve ser incentivado na nossa sociedade e os principais especialistas e grupos devem suportar um alto nível de intervenção científica num alto nível de pesquisa e publicações científicas.

Neste número, temos o privilégio e a oportunidade de publicar um comentário de excelência sobre alguns desenvolvimentos em relação ao tratamento da Linfangioleiomiomatose por um dos especialistas mundiais de maior renome, Taveira da Silva1. São igualmente publicados dois trabalhos originais de dois centros nacionais, um relacionado com o valor da PET-CT na cirurgia do cancro do pulmão2 e outro com a função pulmonar em pacientes obesos que são submetidos à cirurgia bariátrica3. Um artigo é proveninete de Itália sobre os achados radiológicos da pneumonia por H1N14. Além disso, temos igualmente a oportunidade de publicar um trabalho original sobre pesquisa em animais, mais precisamente sobre um modelo de enfisema em camundongos, que esperamos possa abrir um novo campo na nossa revista, relativa à pesquisa básica5.

Assim, será a vossa vez de tornar cada vez mais verdadeira para a nossa revista a canção do Bob Dylan e dar uma ajuda para que « a change is comin’ on»!

Bibliografía
1
A.M. Taveira-DaSilva,J. Moss
Progress in the treatment of lymphangioleiomyomatosis: from bench to bedside
Rev Port Pneumol, (2012),
2
G. Ana Paula Vaz,C. Fernandes,P. Souto Moura,H. Bastos,V. Queiroga
Integrated PET/CT in NSCLC staging– clinical and pathological agreement
Hespanhol Rev Port Pneumol, (2012),
3
C. Guimarães,M.V. Martins,J. Moutinho dos Santos
Pulmonary function tests in obese people candidate to bariatric surgery
Rev Port Pneumol, (2012),
4
A. Nicolini,L. Ferrera,F. Rao,R. Senarega,M. Bravo
Chest radiological findings of influenza A H1N1 pneumonia
Rev Port Pneumol, (2012),
5
D. Vidal,G. Fortunato,W. Klein,L. Cortizo,J. Vasconcelos,R. Ribeiro-dos-Santos,M. Soares,S. Macambira
Alterations in pulmonary structure by elastase administration in a model of emphysema in mice is associated to functional disturbances
Rev Port Pneumol, (2012),

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /var/www/html/includes_ws/librerias/html/item.php on line 1203
Copyright © 2012. Sociedade Portuguesa de Pneumologia