Caso clínico
Tuberculose multirresistente diagnosticada através de análise de líquido sinovial
Multidrug resistant tuberculosis diagnosed by synovial fluid analysis
M. van Zellera,, , R. Monteirob, J. Ramalhoc, I. Almeidac, R. Duarteb,d,e,f
a Serviço de Pneumologia, Centro Hospitalar de São João, Porto, Portugal
b Serviço de Pneumologia, Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, Vila Nova de Gaia, Portugal
c Unidade de Imunologia Clínica, Hospital Santo António, Centro Hospitalar do Porto, Porto, Portugal
d Centro de Diagnóstico Pneumológico de Vila Nova de Gaia, Vila Nova de Gaia, Portugal
e Departamento de Epidemiologia Clínica, Medicina Preventiva e Saúde Pública, Faculdade de Medicina, Universidade do Porto, Porto, Portugal
f Centro de Referência para a TBMR da Região Norte, Vila Nova de Gaia, Portugal
Recebido 02 Agosto 2011, Aceitaram 28 Novembro 2011
Resumo

A tuberculose constitui um importante problema de saúde pública mundial. A co-infeção pelo HIV contribui para o aumento da incidência da doença e em particular a causada por estirpes de Mycobacterium tuberculosis (MT) multirresistentes. Os autores descrevem um doente HIV-positivo com tuberculose pleural e ganglionar diagnosticada pelas características bioquímicas do líquido pleural e resultados anatomo-patológicos de biopsias, mas sem identificação do agente, que posteriormente apresentou envolvimento do joelho. A artrocentese do joelho permitiu o isolamento do MT e a realização de teste de sensibilidade, possibilitando o diagnóstico de tuberculose multirresistente e a instituição de um esquema terapêutico adequado.

A identificação do MT e a realização de testes de sensibilidade são muito importantes, especialmente em doentes com co-infecção por HIV.

Abstract

Tuberculosis remains a major public health problem worldwide. HIV co-infection is contributing to an increased incidence of the disease, particularly that caused by multidrug resistant strains of Mycobacterium tuberculosis (MT). We describe an HIV-infected patient with pleural and lymph node tuberculosis diagnosed by pleural effusion characteristics and biopsy specimens, without MT identification, that further presented with knee-joint involvement. Arthrocentesis allowed MT isolation and drug susceptibility testing, resulting in a diagnosis of multidrug-resistant tuberculosis and an appropriate treatment regimen.

MT identification and drug susceptibility tests are very important, especially for HIV co-infected patients.

Palavras-chave
Tuberculose multirresistente, Teste de sensibilidade aos antimicrobiana, Infecção VIH
Keywords
Multidrug resistant tuberculosis, Drug susceptibility test, HIV